São Paulo, 15 de março de 2019

Reforço na segurança dos pedestres

Projeto de Covas prevê instalação de semáforos horizontais, com luzes LED, ao longo da faixa de pedestres

A imagem de uma pessoa atravessando a rua com os olhos fixos no telefone celular é cada vez mais comum em São Paulo. Colaboram para isso a pressa do dia a dia, as obrigações profissionais e o sem fim de atrativos presentes nos smartphones. Dados da Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) apontam que 25% dos pedestres têm esse comportamento – nada menos que um em cada quatro transeuntes.

A desatenção tem não sai impune. Em 2017, segundo o Sistema de Acidentes de Trânsito (SAT), foram registrados maios de 13 mil acidentes de trânsito, sendo o atropelamento a segunda ocorrência mais frequente – 24% dos casos.

Diante desse quadro, protocolei na Câmara Municipal um projeto de lei que prevê a instalação de semáforos luminosos horizontais, do tipo LED, na continuação do percurso horizontal do pedestre, em complemento à sinalização atual.

De acordo com o projeto, as luzes serão instaladas nas vias públicas e cruzamentos sinalizados da cidade conforme critérios técnicos definidos pelas autoridades competentes. Entre as funções da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte estão, por exemplo, a realização de estudos técnicos nas vias de circulação, acompanhamento dos processos licitatórios para realização das obras e elaboração do plano de implantação da lei.

A iniciativa é espelhada em ações bem sucedidas desenvolvidas em cidades como Bodegraven, na Holanda, Augsburgo, na Alemanha, e Buenos Aires, na Argentina, que promoveram entre 2016 e 2018 a instalação dos semáforos LED horizontais em ruas e avenidas de grande circulação, de modo a reduzir acidentes e atropelamentos, garantindo maior segurança e conforto aos pedestres.

Tags: ,

[manual_related_posts]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *