A intolerância à lactose, problema causado pela falta da enzima responsável pela digestão do açúcar do leite e derivados, é cada vez mais comum na população. Segundo pesquisas, cerca de 8% das crianças de até 3 anos convivem com ela.
Entre as reações sofridas pelas crianças intolerantes à lactose que ingerem leite comum estão coceira, diarreia e espirros. Porém, é comum que os pais ou responsáveis não associem tais sintomas ao consumo do leite de vaca.
Por conta disso, protocolei na Câmara Municipal um projeto de lei que prevê a distribuição de leite sem lactose no Programa Leve Leite às crianças com intolerância à substância. Tal medida mostra-se importante pois os pequenos estudantes não podem ficar desassistidos de um alimento próprio às suas necessidades por falta de disponibilização deste pela administração municipal.
A proposta visa que o leite especial seja oferecido às crianças moradoras da cidade de São Paulo em idade de creche e pré-escola ou em situação de vulnerabilidade, desde que intolerantes à lactose.