São Paulo, 25 de junho de 2019

É lei! Fim dos canudos plásticos em SP

Uma das boas notícias da semana foi a sanção do projeto de lei que proíbe o fornecimento de canudos plásticos em comércios da cidade.

 

Sendo um dos coautores da medida, fico muito satisfeito ao ver que a administração municipal está em sintonia com uma tendência de preservação ambiental cada vez mais disseminada no Brasil e em todo o mundo. No estado de São Paulo, cidades litorâneas como Ilhabela e Santos já têm a mesma lei sancionada, o que contribui imensamente para a redução da poluição da cidade e do mar.

 

Hoje, estima-se que mais de 95% do lixo nas praias brasileiras – quase sua totalidade – seja plástico, material com o qual é confeccionado os canudos. O resultado disso é a piora dos habitats naturais e na saúde de um sem fim de animais, que chegam a morrer por ingestão da substância ou ao ficarem presos em utensílios plastificados.

 

O fim dos canudos mostra-se ainda mais urgente se pensar no quanto sua efemeridade custa ao planeta. Enquanto o tempo de consumo de um canudo não passa de alguns minutos, sua permanência no meio ambiente ultrapassa séculos. Estima-se que se cada brasileiro utilizar um canudo plástico por dia, ao final de um ano terão sido consumidas mais de 75 bilhões de unidades.

 

Sabe-se que a princípio as pessoas têm dificuldade em adaptarem-se a novas regras – vide o uso do cinto de segurança no tráfego urbano, gradativamente incorporado ao dia a dia e dos fogos de artifício sem ruídos – mas não faltam alternativas para ocuparem o lugar dos canudos plásticos. Modelos de aço inox e vidro são cada vez mais comuns e outros feitos de papel ou material comestível também são viáveis. E se a princípio o custo destes for superior ao tradicional de plástico, com o aumento da produção espera-se que os valores diminuam cada vez mais.

 

O saldo final dessa mudança será o advento de produtos mais sustentáveis e a redução na emissão de resíduos. Todos têm a ganhar.

Tags: , , , , , ,

[manual_related_posts]

Uma resposta É lei! Fim dos canudos plásticos em SP

  1. Alcina Meirelles disse:

    Parabéns! Você, como sempre, envolvido com os importantes projetos!!
    Mas terão q fiscalizar !! No clube Pinheiros há tempos ja estamos usando canudos de papelão.
    Grande abraço, amigo Mário Covas!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *