São Paulo, 10 de dezembro de 2014

Faixas de ônibus: projeto de Covas é aprovado em 1ª votação

Proposta do vereador é liberar uso das vias aos veículos fora do horário de rodízio

Foi aprovado em primeira votação pela Câmara Municipal nesta terça-feira, 9, o projeto do vereador Mario Covas Neto que regulamenta o uso das faixas exclusivas de ônibus em São Paulo.

A proposta determina que as faixas adotem caráter de exclusividade aos coletivos durante o horário do rodízio municipal, sendo vetada a circulação de outros veículos no período. Já nos demais horários, estas passam a ser compartilhadas, exceto pelos veículos de carga, tração animal e bicicletas.

O documento determina também a intensificação da oferta de transporte público à população durante o período de exclusividade das faixas preferenciais.

“Acreditamos na essência do transporte coletivo e entendemos que as mudanças devem ocorrer gradualmente, e não da maneira radical como se deu”, afirma Covas.

Com a medida, o tucano busca minimizar a situação caótica dos motoristas, impedidos de trafegar pelas faixas, mas sem acesso a ônibus de qualidade – fator fundamental para motivá-los a usar o transporte público.

O projeto ainda deve passar por nova apreciação dos vereadores. Caso seja novamente aprovado, segue para a prefeitura, onde cabe ao prefeito a decisão de sancioná-lo ou vetá-lo.

Tags: , , ,

[manual_related_posts]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *