Durante sessão desta quarta-feira, 18 de setembro, foi aprovado em 1ª votação o PL 805/2017, que autoriza a prefeitura a criar o Parque do Bixiga. De autoria de Gilberto Natalini, o texto tem entre os coautores o vereador Mario Covas.
O parque será implementado em área de jurisdição da Prefeitura Regional da Sé, localizada entre as ruas Jaceguai, Abolição, Japurá e Santo Amaro.
Os ativistas a favor do parque, em entrevista ao G1, citam a importância de manter o bairro do Bixiga como residencial e que a gentrificação causada pela construção de torres residenciais traria prejuízos não só ao bairro e aos moradores, mas para a natureza local, representada em parte pelo rio que atravessa o terreno.
“Nós, moradores do bairro do Bixiga, entendemos que a construção desses prédios é ilegal em um território que é tombado. A gente acredita que nesse caso o interesse público ultrapassa o interesse privado. Estamos defendendo o direto dessa terra de existir enquanto espaço público público, de um rio correr na superfície e manter a integridade de um vazio. O patrimônio é soberano”, diz Marília.
O projeto precisa ser aprovado numa segunda votação e depois segue para sanção ou veto do prefeito.