São Paulo, 1 de outubro de 2019

Ações do mandato em prol do idoso

No dia 01 de outubro comemora-se o Dia Internacional da Terceira Idade, público que faz parte ativamente do mandato do vereador Mario Covas. Durante o seu primeiro mandato, por dois anos consecutivos, o parlamentar presidiu a Comissão do Idoso da Câmara Municipal de São Paulo.

Covas foi porta-voz de diversas solicitações feitas pelos idosos que sempre participaram ativamente das reuniões. Entre os pedidos, era unânime o referente à criação da Secretaria Municipal do Idoso por parte da prefeitura.

A instalação do Fundo Municipal do Idoso, instituído no município por lei em dezembro de 2012, também foi requerida diversas vezes, inclusive em uma representação enviada ao Ministério Público. Importantíssimo para a cidade e os idosos que vivem nela, o fundo torna possível o financiamento de projetos nas áreas de assistência social, cultura, educação, esportes, justiça, saúde e transportes para a terceira idade e deveria estar operando desde abril de 2013.

O engajamento de Mario Covas na luta por melhores condições aos idosos ultrapassou os limites do município e o levou até São José do Rio Preto (SP), onde ocorreu o I Fórum Livre: Políticas Públicas do Idoso, no qual palestrou e participou de amplo debate sobre o assunto. Posteriormente, o vereador promoveu na sede do Legislativo paulistano a segunda edição do Fórum de Defesa dos Direitos dos Idosos, cuja intenção foi propiciar a união de ideias e esforços na elaboração de iniciativas que garantam um envelhecimento digno e saudável. O evento reuniu autoridades de diversos estados e especialistas nas áreas de gerontologia.

“Na capital existe aproximadamente 1,5 milhão de idosos, por isso precisamos de um olhar cuidadoso sob essa parcela da população, em especial, por parte do poder público”, ressaltou o parlamentar.

Mais recursos

O vereador Mario Covas destinou recursos, via emenda parlamentar, para reforma e retomada de cursos do Polo Cultural da Terceira Idade, do Cambuci, um espaço de convivência, destinado a oferecer oficinas socioculturais, nos campos da cultura, lazer, esporte, educação e saúde, para o estimulo, motivação e sensibilização da pessoa idosa no fortalecimento e integração social.

Projetos voltados para a terceira idade

Vagas em estacionamento: o projeto prevê a obrigatoriedade, em estabelecimentos públicos e privados, da fixação de avisos com o número de vagas de estacionamentos voltadas a idosos e cidadãos com necessidades especiais. Na prática as placas com os números de vagas deverão ser dispostas na entrada dos estabelecimentos, sempre em local visível. O descumprimento da medida acarretará em advertência por escrito e uma multa no valor de R$ 1.000,00 será aplicada em caso de reincidência.

Recursos para o Fundo Municipal do Idoso: permite ao contribuinte do imposto de renda, seja ele pessoa física ou jurídica, indicar o Fundo Municipal do Idoso como receptor de recursos doados.

Grande Conselho do Idoso: o texto atualiza a atuação do órgão, um pleito do próprio conselho.

Tags: , , , , , ,

[manual_related_posts]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *